Apresentação de Trabalhos

ENCERRADO O PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Trabalhos Científicos


Introdução
1. Das datas de envio resultado de aprovação dos trabalhos
2. Do local para o envio dos trabalhos
3. Da comissão julgadora
4. Das regras
5. Normas para Apresentação
6. Critérios para Avaliação
Disposições Gerais



INTRODUÇÃO


Todos os trabalhos inscritos devem ser originais e devem estar rigorosamente em conformidade com o "REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS" (abaixo). A Comissão Organizadora entende que os autores dos trabalhos inscritos aceitam e estão de acordo com as regras abaixo estipuladas.

1.1. A data limite para o envio dos trabalhos será: 04/09/2011 07/09/2011 (nova data). Não haverá mais prorrogação deste prazo.
1.2.
A data da divulgação do resultado de aprovação dos trabalhos está prevista para 19/09/2011 21/09/2011 (novo prazo), e será publicada no blog e enviada ao email do(a) apresentador(a).
1.3 Os trabalhos devem ser enviados no formato .Doc (texto do Microsoft Word) para o e-mail: segundasbf.trab@gmail.com;
1.4 OS TRABALHOS SERÃO SUBMETIDOS À COMISSÃO CIENTÍFICA SOMENTE MEDIANTE COMPROVAÇÃO PRÉVIA DO PAGAMENTO.                  
1.5 Não serão aceitos trabalhos (comunicação oral ou pôster) sem o pagamento da inscrição.
OBS: Lembrando-se que será obrigatório o pagamento da taxa de inscrição do apresentador do trabalho e, caso apenas este inscreva-se no evento, só ele receberá o material do congresso e terá acesso a todas as atividades científicas do mesmo. Cada participante poderá se inscrever em, no máximo, 2 trabalhos como apresentador.
1.6 Não haverá devolução da taxa de inscrição. Quando o trabalho for apresentado em co-autoria, é necessário o pagamento da inscrição de, pelo menos, um dos autores (o apresentador) por trabalho. Somente serão aceitos trabalhos com até 5 autores, incluindo o orientador. Lembrando-se que é importante o preenchimento correto de todos os campos no momento da inscrição, além de observar o que está sendo solicitado nos campos, tendo atenção ao preenchimento das informações, com todos os dados do participante, como também do resumo, pois não será possível alterar/proceder a correção de nome de autores e outros dados informados, nem será possível adicionar autores após a inscrição do trabalho. O conteúdo do artigo e/ou resumo é de responsabilidade exclusiva do orientador, do apresentador do trabalho e dos demais co-autores.

2. DO LOCAL PARA O ENVIO DOS TRABALHOS


2.1 Para submeter trabalhos ao processo de avaliação (tanto sob a forma de comunicação oral, como de pôster) o autor responsável pelo envio e apresentação do trabalho deve estar inscrito no congresso. Os trabalhos deverão ser enviados para avaliação através do e-mail segundasbf.trab@gmail.com.

3. DA COMISSÃO JULGADORA


3.1 Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica do evento;
3.2
A comunicação sobre a aprovação ou não, estará disponível no blog, a partir da data estipulada.

4. DAS REGRAS

4.1 Só serão aceitos trabalhos escritos em língua portuguesa.
4.2
Os trabalhos após submetidos não poderão mais ser alterados ou modificados, apenas cancelados.
Os trabalhos científicos podem ser submetidos em duas modalidades:
Pôster ou Comunicação Oral.
Fique atento às regras de cada um:

5. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

1. Comunicação Oral

Normas de Submissão da Comunicação Oral
Devem ser enviados somente como documento anexo através do email: segundasbf.trab@gmail.com  não sendo aceitas outras formas de envio.
Para o período de seleção, o trabalho deverá ser submetido da seguinte forma: 
- Resumo de até 300 palavras. Vale ressaltar que este Resumo é parte do artigo completo que deverá ser enviado para o e-mail de submissão de trabalhos até o dia 18/09. O não envio do trabalho completo até a data estipulada, acarretará na anulação da submissão do mesmo.
Não serão permitidos nos resumos submetidos para o período de seleção: tabelas, figuras, desenhos, gráficos, fotos ou qualquer arquivo que não seja em forma de texto. Os itens citados poderão fazer parte apenas do artigo completo.
Para o envio do trabalho completo no prazo estipulado devem ser destacadas as seguintes informações: 


Clique aqui e faça o download de um modelo de trabalho no formato para submissão da modalidade Comuinicação Oral.

Normas de Apresentação
As comunicações orais serão sessões presenciais de apresentação de trabalhos coordenadas por  uma mesa presidida pela comissão científica. A duração total de cada Comunicação Oral será de 15 minutos: 10 minutos para a apresentação propriamente dita e 5 minutos para discussões e esclarecimentos com o público presente. Os participantes deverão permanecer até o término da sessão. 
A apresentação deve ser organizada de forma a facilitar o entendimento da ação.

2. Pôster 

Normas de Submissão do Pôster
Devem ser enviados somente através do email segundasbf.trab@gmail.com, não sendo aceitas outras formas de envio.
Para o período de seleção, o trabalho deverá ser submetido da seguinte forma:
- Todo o Resumo Expandido: Trabalho de, no mínimo, 2 (duas) páginas e no máximo, 3 (três) páginas.

O corpo do trabalho no momento de sua submissão deverá obedecer às mesmas normas para Comunicação Oral (Tabela) referentes ao TÍTULO, EIXO TEMÁTICO, INSTITUIÇÃO, NOME DOS AUTORES, PALAVRAS-CHAVE, INTRODUÇÃO, MATERIAL E METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÕES, CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS. As orientações gerais também devem seguir as indicadas na tabela para a Comunicação Oral, com excessão do número de páginas, já determinado no item acima.

Clique aqui e faça o download de um modelo de trabalho no formato para submissão da modalidade Pôster.

Normas de apresentação
O padrão do Resumo Expandido para o dia de sua apresentação sob o formato de pôster deverá serguir as exigências da tabela a seguir:




 DOWNLOAD: NOME DO EVENTO



• A medida do Pôster deverá seguir o padrão de 90 cm (horizontal) x 120 cm (vertical);
• O título deverá ser o mesmo do Resumo Expandido submetido para avaliação. Usar letras maiúsculas de 3 cm de altura.
LETRAS: As letras utilizadas no pôster devem permitir uma leitura fácil à distância de dois metros. Deve-se evitar misturar diferentes tipos de fontes e diferentes estilos no mesmo texto.
• Fazer legendas para figuras e tabelas. Apresentar métodos, resultados e conclusões em seções separadas;
• Os autores serão responsáveis pela afixação e retirada dos pôsteres nas datas e horários – a serem divulgados previamente - especificados pela Comissão de Trabalhos Científicos;

• Os apresentadores dos trabalhos deverão estar presentes na data e horário determinado pela Comissão, para a respectiva apresentação.
IMPORTANTE: O trabalho pode ser apresentado pelo autor principal ou qualquer um dos co-autores, desde que estejam devidamente inscritos no evento.
• Não serão permitidos: tabelas, figuras, desenhos, gráficos, fotos ou qualquer arquivo que não seja em forma de texto no Resumo Expandido a ser submetido para avaliação. Toda via, no dia da apresentação, o corpo do pôster poderá conter os itens listados acima, caso necessário. 

Fixação dos Pôsteres           


A fixação e retirada dos pôsteres é de responsabilidade do(s) autor(es). A organização da II SBF não se responsabilizará pelos pôsteres que não forem retirados até a data e o horário definido. Verificar os horários de fixação e horários de retirada disponíveis na programação. Assim, para exposição cada pôster deve ser afixado em local determinado (20 minutos de antecedência).  Os pôsteres serão afixados em local próprio. A equipe de apoio estará presente para orientação.

Obs.: O apresentador de cada trabalho deverá estar presente para receber a Comissão Científica. A Comissão irá percorrer a exposição em dia e horário de acordo com o informado no blog, e irá entregar o certificado ao apresentador. O certificado de apresentação será emitido apenas uma via, a partir dos dados preenchidos no momento da inscrição do trabalho, e será entregue somente ao autor apresentador no congresso.

6. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO     


6.1. A Comissão Organizadora informará o(a) autor(a) sobre o resultado da avaliação do seu trabalho por e-mail e pelo blog em questão. A confirmação da apresentação dos trabalhos aprovados, bem como, a publicação dos resumos nos Anais da II SBF na UESB estão condicionadas ao pagamento da taxa de inscrição no evento até o prazo limite.
6.2. O critério de avaliação adotado pela Comissão Avaliadora para análise dos trabalhos será no Sistema de Avaliação Anônima. A Comissão Científica definirá um Coordenador para cada Eixo-Temático. Não será permitida a substituição de trabalhos submetidos. Os autores devem observar os critérios e procedimentos informados para cada uma das modalidades de trabalho a ser apresentado na II SBF. A Comissão julgará os trabalhos exclusivamente por sua qualidade, e serão consideradas somente contribuições enquadradas no escopo do Congresso.
6.3. Será observado o enquadramento às normas da II SBF, tais como: clareza do tema proposto; originalidade; se o trabalho oferece contribuição pertinente, clara e significativa para o tema do evento; se há coerência e coesão textual entre o título e o desenvolvimento do trabalho; se a discussão é pertinente e suficiente; se a apresentação, organização e tamanho do trabalho são satisfatórios; presença consistência na construção do desenvolvimento do trabalho; se o resumo dá uma boa informação sobre o trabalho; se existe coerência entre o(s) objetivo(s) e a conclusão do trabalho; avalização dos procedimentos metodológicos e adequação da norma culta da Língua portuguesa. Compondo assim um ranking baseado na avaliação recebida, serão observados todos os procedimentos e critérios estabelecidos para trabalhos a serem apresentados na II SBF.
6.4. A definição da composição das sessões orais será estabelecida com base no eixo temático escolhido. Tal mecanismo associado à confirmação da inscrição do autor visa a assegurar a efetiva apresentação dos trabalhos previstos na programação, de modo a garantir à audiência a realização do programa estabelecido. Os trabalhos aprovados serão publicados no CD dos Anais da II SBF desde que haja inscrição do autor até o prazo informado e envio do recibo à Comissão Organizadora do Congresso.


7.PREMIAÇÕES

Os dois melhores trabalhos eleitos em cada modalidade de apresentação (oral e pôster) serão premiados com a sua publicação na revista Saúde.com. Antes de serem publicados, os trabalhos premiados deverão se adequar às normas da revista, que podem ser facilmente localizadas no site da Saúde.com.


DISPOSIÇÕES GERAIS


• Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica da II Semana Baiana de Fisioterapia;
•Após a aprovação do trabalho, este não poderá mais ser alterado;
•Será emitido somente 1 (um) certificado por trabalho.
• Somente receberão certificados os trabalhos que forem apresentados no Congresso.